EQUILIBRIO DO CORPO (19)99535-3694/(19)3201-8325
MIOFACIAL
A liberação miofascial é uma técnica que atua mobilizando manualmente a fáscia com o objetivo aliviar a dor, restaurar função e mobilidade e corrigir sequelas de traumas físicos e emocionais. Ela permite ajustar o alinhamento muscular, restaurar livre e desimpedidamente o movimento de todos os tecidos moles e restabelecer a textura, resistência e função dos tecidos moles. Além disso, visa quebrar o tecido cicatricial e as aderências que causam dor, rigidez, fraqueza, dormência e disfunções físicas associadas a lesões. Somado a tudo isso, a liberação miofascial melhora a mobilidade e amplitude de movimento, reduz o tecido cicatricial e adesões, diminui o tônus dos músculos hiperativos, melhora a qualidade do movimento, reduz a rigidez arterial e melhora a função endotelial vascular. Ela age através de um processo chamado histerese, que é a propriedade pela qual o trabalho de deformar um material causa calor e, portanto, perda de energia, conseguindo proporcionar o movimento do tecido, barreira por barreira, até que ocorra a liberação da fáscia.
Modelo @ROGERIO PRADO
A técnica provoca mudanças na viscosidade da fascia que geram um melhor deslizamento dos tecidos eliminando a pressão excessiva em áreas dolorosas e restaurando o alinhamento. Ela atua sobre as células do fuso muscular, que respondem com uma contração reflexa aos alongamentos rápidos, e sobre os órgãos tendinosos de Golgi, que são responsáveis por captar informações proprioceptivas de músculos e tendões. A pressão exercida pela liberação miofascial pode inibir os fusos musculares e estimular os OTG, assim como alterar o tônus muscular levando a um relaxamento muscular, permitindo que os músculos se contraiam e se alonguem de modo mais eficiente. Ainda, as melhoras obtidas após a liberação miofascial são devidas ao alongamento do componente elático, à liberação das ligações cruzadas que podem desenvolver pontos nodais da fáscia e à mudança da viscosidade da fáscia.
A liberação miofascial pode ser realizada com ou sem instrumentos, ou seja, de forma manual. A liberação miofascial manual envolve o uso de técnicas como fricção, deslizamento, compressão, alongamento, percussão e vibração. Já a liberação miofascial com instrumentos pode ser feita com vários instrumentos, tais como os crochet (ou ganchos) ou os instrumentos de Gastron. Muitos desses instrumentos foram desenvolvidos para aliviar a sobrecarga sobre a mão do terapeuta e também para alcançar áreas em que a mão não consegue alcançar.
Só agendar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário